domingo, 17 de outubro de 2010

Pra quem não gosta só de futebol...



Você já assistiu um campeonato de Patinação artística no gelo? É um esporte muito belo, leve e gracioso. Mesmo assim, não deixa de manter a tensão e proporcionar emoções nos seus espectadores.


Infelizmente, a patinação artística no gelo é quase inexistente no Brasil. Tá, é claro, o Brasil é um país tropical, seria pedir demais. Mas se pode desfrutar desse esporte pelo menos na televisão, que foi onde eu o conheci. E foi exatamente nos Jogos de Inverno de 2010 em Vancouver, Canadá.
O esporte enfatiza a coreografia e a precisão, que deve ser máxima, já que até entre os atletas profissionais são comuns alguns deslizes. Na competição, além da apresentação artística, há a parte técnica que exige alguns movimentos "básicos" durante a apresentação.

A apresentação deve ser harmoniosa em tudo: desde a música escolhida ao figurino, os passos de coreografia escolhidos, até mesmo a interpretação e as expressões faciais. Dentre as várias categorias, minha favorita é a patinação artística em dupla, por que exige dupla concentração e muita combinação entre os atletas.

Nos jogos de Vanconver, haviam duas etapas da competição: a primeira era obrigatoriamente uma modalidade de dança, como o tango ou a valsa, escolhidos por sorteio. A segunda era livre. Na etapa livre, a criatividade é primordial. Algumas duplas preferem manter o estilo clássico, e outros inovam. Nesses jogos, houveram várias duplas que polemizaram, como a dupla russa Oksana Domnina e Maxim Shabalin, que usaram roupas e dançaram no estilo aborígene, coisa que ofendeu alguns e deixou outros honrados.

Pra quem acha que patinação se resume às roupas e 'classismo' no maior estilo "Titanic"...

Uma coisa que me deixou de queixo caído foi a apresentação dos britânicos Sinead e John Kerr.
É muito comum que os parceiros levantem as parceiras no ar. Mas, no caso deles, Sinead lenvantou
John, e até um sonoro "Ooh!" de admiração foi emitido pela plateia. Amazing!

Olha a cara do John de "Vocês estão vendo o que ela consegue fazer?!"

Mas mesmo assim, o casal britânico ficou em 5º na colocação geral. Os grandes vencedores foram os canadenses Tessa Virtue e Scott Moir, que finalizaram com uma apresentação espetacular e apaixonante. Com a imagem da dupla, me despeço.


Beeijo!

P.S.: Alguém já teve a oportunidade de patinar no gelo? Não é difícil. É muito difícil. Três vezes mais que o patins de rodinhas, no mínimo. Consigo me dese
quilibrar com meus dois pés bem firmes no chão, quanto mais no gelo liso em cima de duas finíssimas lâminas.

2 comentários:

  1. Assisti alguns dos jogos na olimpíada de inverno desse ano, vi um pouco de patinação, mas quem eu achava legal não ganhava, mó marmelada!

    Ah: http://nerdnirvana.org/wp-content/uploads/2010/08/4732.jpg

    ResponderExcluir
  2. UHAUEHU, estão no esporte errado!

    No começo, também gostei de muitos que não foram bem classificados. É pq a parte mais técnica - da qual eu não entendo quase nada - é levada muito em conta. Aí fica ruim de saber quem merece ganhar ou não! =P

    ResponderExcluir