sábado, 16 de outubro de 2010

Minha paixão, cães *-*


É claro que tem muita gente que detesta, mas eu sou uma das pessoas que AMA animais, principalmente os meus, de estimação. E você, tem algum? Gosta?

Cada espécie tem uma característica diferente, então é recomendado escolher um que se encaixe na sua rotina. Por exemplo, se você não tem tempo para passear com seu animalzinho, é melhor ter um peixe, um hamster, um papagaio. Mas se você prefere um que seja mais ativo e inteligente, opte por um cachorro. Os gatos já são perfeitos para quem prefere bichos mais independentes. E claro, dentro de cada espécie também há variações de comportamento e cuidados de acordo com as raças.

Porém, resolvi escrever sobre os meus favoritos:





Cães

"De todos os animais que conhecemos, o cão é o que mais uniu a nós. Para o cão o tempo parou. A sua alma, incólume ao século nervoso das bombas atômicas e viagens interplanetárias, não conhece nem malícia nem falsidade. Com a mesma alegria natural, ele nos acompanha na chuva torrencial e no forte calor: sempre o amigo mais fiel do homem."
Théo Gygas

Eu sou suspeita pra falar de cachorros. Tenho dois, um pincher e um dogue alemão (contraditório, não?). Os cães são os famosos "melhores amigos do homem", já que há registros de domesticação de até 30 mil anos atrás (!).
O cachorro é considerado uma das espécies de animais mais inteligente do mundo, com a capacidade de aprendizagem, memória, resolução de problemas, etc. É por isso que esses animalzinhos conseguem identificar seu dono pela voz e até pelo cheiro.
As várias raças de cães têm diversas utilidades para os humanos. Alguns são caçadores, pastoreiros, guias, guardas, ou simplesmente de companhia. A aparência e o comportamento dos cachorros variam muito de acordo com o ambiente em que surgiram/vivem e com sua utilidade. É por isso que não é recomendável criar um Husky no Ceará. Tadinho, gente. Por mais lindo que seja, é uma espécie adaptada para clima frio. Assim como um Chiuaua sofre em lugares mais frios, por causa da sua pouca pelagem e corpo com poucas camadas de gordura.

Ei cara, se quiser me criar compra um ar-condicionado primeiro, okay?

Achei muito interessante esse trecho da Wikipedia sobre os cães:
"Neste relacionamento homem e animal, o cão não se importa se seu dono reside em uma mansão ou na rua, qual a sua religião ou a cor de sua pele. Vasilhas com água limpa e comida, cuidado, carinho e respeito são o suficiente para conquistar a confiança dele, que por isso, recebeu o título de melhor amigo do homem, antes mesmo da frase ser dita pela primeira vez. Em retribuição aos cuidados, o canino está sempre disposto a acompanhar o humano, não difama ninguém e não se importa com a aparência dos outros."

Independente da raça, há cuidados essenciais. Todo cachorro precisa de um espaço pra correr - proporcional a seu tamanho -, comida e água fresquinha, um lugar pra se proteger da chuva, do frio, do sol e do calor. Não o deixe em contato com os dejetos, faz mal pra ele também.
E, por tudo, não maltrate seu animal (nem o de ninguém)! Os cães são como crianças, eles não nascem sabendo de nada, então se seu cachorro fez cocô na sala foi por que você não o adestrou ainda. Antes de comprar um animal, esteja ciente das suas responsabilidades!

Beeijo!

2 comentários:

  1. vou comprar um ar-condicionado pra um husky siberiano

    ResponderExcluir
  2. Me lembra um anúncio de um banco que não lembro qual é, mas tinha a foto de um cachorro e dizia:

    "Um dos seus melhores amigos não dá a mínima para quanto dinheiro você tem."

    Acho que nunca vi um gato com um morador de rua. Gatos tão pouco sifu pro "dono", só querem é comida fácil.

    Dogs FTW!

    ResponderExcluir